20/11/2008

Passo a Passo para o Financiamento Imobiliário


Um erro bastante comum entre as pessoas que querem comprar um imóvel é deixar de providenciar de antemão as documentações necessárias para atender a burocracia bancária. A contratação de um profissional na área imobiliária é imprescindível para que a negociação ocorra com segurança e no fim das contas a transação seja menos onerosa.

Contratar os serviços de um Corretor de Imóveis credenciado ao CRECI e com experiência em financiamento habitacional para montar e acompanhar seu processo da simulação de crédito até a entrega de chaves em suas mãos é a melhor forma de comprar o seu imóvel. Já pensou a frustração de encontrar o imóvel dos seus sonhos e perdê-lo porque o seu financiamento não saiu em tempo hábil?

Lembre-se que o seu gerente pode ter garantido que o financiamento sairia, mas não é ele quem dará a decisão final e você pode acabar tendo seu financiamento negado, ou apenas parte do valor que precisava liberado. Somente após ter tido o seu crédito aprovado é que terá certeza absoluta de quanto poderá gastar com o imóvel. Ter crédito aprovado não significa levantar o financiamento e começar a pagar as parcelas, mas apenas ter a certeza de que terá o dinheiro quando precisar, desde que, é claro sua busca pelo imóvel não demore demais e as condições de mercado não mudem significativamente.

Então vamos ao:

Passo a Passo para o Financiamento Imobiliário

O processo de se levantar um financiamento imobiliário não é rápido, simplesmente porque envolve pessoas e burocracias. Apesar dos processos em cada um dos bancos não ser exatamente igual, pode-se dizer que de maneira geral eles incluem os seguintes passos:


1° Passo - Simulação

Com alguns dados pessoais básicos como data de nascimento, renda familiar, valor de FGTS, consegue-se levantar a capacidade financeira para comprar um imóvel e saber o valor de entrada, parcelas, taxa de juros, subsídio que será liberado entre outras informações. 


2° Passo - Análise de crédito

Sabendo de sua capacidade de crédito, o próximo passo é preencher os formulários do banco, preparando assim toda a documentação para que no momento em que você achar o imóvel esteja tudo pronto para dar entrada, adiantando assim o processo e evitando perder o imóvel no qual teve interesse. 

A documentação básica a ser providenciada neste momento é comprovante de renda, certidão de estado civil, comprovante de endereço e documentações pessoais dos interessados.

Nos financiamentos é possível incluir a renda do cônjuge, do noivo ou dos companheiros em união estável que poderão compor suas rendas no pedido de financiamento. A soma das rendas obtidas será usada para calcular o percentual de comprometimento de renda. Vale lembrar que os bancos permitem a soma das rendas, mas em geral exigem um mínimo individual.


3° Passo – Encontrar o Imóvel

Agora é o momento de procurar o imóvel, a procura antes dos passos acima pode trazer desgastes e dissabores pelo fato de você ainda não saber o limite do valor do imóvel que pode comprar. Tendo feito a simulação e delimitado seu crédito agora fica mais fácil direcionar seus esforços na procura do imóvel compatível com suas capacidades.


4° Passo – Proposta de Compra

Tendo encontrado o imóvel adequado não perca tempo, faça uma proposta de compra por escrito e exija a aceitação desta proposta assinada pelo proprietário ou responsável pelo imóvel. 


5° Passo - Documentação do Imóvel e dos Vendedores

Agora é o momento de seu Corretor levantar a documentação do imóvel, matricula atualizada, espelho de IPTU etc., e os documentos proprietários, pois esses documentos serão usados pelo seu banco para análise jurídica e viabilização da negociação.


6° Passo - Avaliação

Neste momento o seu banco deve enviar um especialista para vistoriar e elaborar um relatório de avaliação do imóvel no qual você está interessado. O valor estimado na avaliação vai servir de parâmetro para determinar o valor do seu financiamento, além de determinar se o imóvel preenche os requisitos do financiamento, como não exceder o valor limite de financiamento, etc. O corretor é muito importante neste momento pois é ele quem deve acompanhar o especialista na visita do imóvel e dar os parâmetros corretos, como valor mercadológico de imóveis adjacentes.


6° Passo - Análise jurídica

Com toda documentação em mãos e avaliação do especialista (normalmente um engenheiro), começa o que chamamos de análise jurídica do financiamento, pois não basta você ter condições financeiras de comprar o imóvel e este estar em linha com as especificações do financiamento. É preciso analisar se a documentação do imóvel e do vendedor estão corretas. Somente através da análise jurídica que o banco confirma que não há riscos na compra do imóvel. Isso tudo é visando uma compra limpa e segura para o cliente.


7° Passo - Assinatura e Registro do Contrato

Não havendo restrições jurídicas na análise dos documentos e na avaliação do imóvel, o seu banco aprovará a transação e emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública. Depois que você e o vendedor assinarem o contrato, você terá de tomar as seguintes providências imediatamente (ponha seu corretor para trabalhar):

· Pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
· Levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis para registro.


8° Passo - Liberação de recursos (Ufa...)

Concluídas as etapas anteriores você deverá enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o recurso ao vendedor. Em geral, isso é feito através de depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC, em até três dias úteis após o recebimento do contrato registrado.


9° Passo - Pegar as Chaves do Imóvel

Liberado o valor na conta do vendedor do imóvel é só pegar as chaves reunir a família e preparar a mudança.


10° Passo - Comemorar!!!

É hora de fazer aquele tradicional churrasco, chamar a família e se porventura o seu corretor tiver feito um bom trabalho poderá ser convidado para comer uma "carninha" ok.

-----------------------------------------

Agora que você já tem uma noção mais clara das etapas e processos envolvidos na hora de levantar um financiamento imobiliário.

Aqui no Blog na parte superior a esquerda há links para que você possa fazer uma simulação de crédito para compra de sua casa própria e caso queira maiores esclarecimentos me coloco a disposição.


Nelo Angelo M. de Sá
CRECI 85.616
11 4321-4991 / 98154-1306
http://www.pnimoveis.com/


155 comentários:

  1. GOSTEI MUITO,COMO EU ESTOU NESSE PROCESSO,ME AJUDOU MUITO...OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito,todas as minhas dúvidas foram esclarecidas.
    Obrigada!
    Ass: Cila

    ResponderExcluir
  3. amigo, gostei muito do seu Blog parabéns, e estou com uma duvida talvez você pode me ajudar!
    eu me inscrevi no programa minha casa minha vida, mas eu não entendo como vou poder comprar meu imóvel neste plano, não sei nem por onde começar
    por favor me ajude, se puder mandar um Email eu agradeço
    obrigado
    Heliton Rodrigues Email:Helitocamuito@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Heliton,

      Se o Sr fez inscrição o processo é diferente, terá que esperar um empreendimento organizado pela prefeitura e ela mesmo enviará carta convocando para levar documentação ok.

      Aconselho pedir informações na Prefeitura de onde fez a inscrição.

      Abraço.

      Excluir
  4. Caro Angelo,

    Como voce tem um conhecimento grande neste tipo de financiamento, gostaria de saber se quado uma pessoa tem um financiamento de um veiculo no valor de 512,00, e 30% de sua renda e 682,00, sera que a caixa aprova meu cadastro? o tempo para liquidacao do financiamento e de 42 meses e o prazo de financiamento do imovel sera de 300 meses.

    Obrigado desde ja.

    Marcelo Araujo
    marcelo.sa85@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil aprovar, mas você pode compor renda com algum familiar que não tenha este percentual de comprometimento da renda.

      Excluir
  5. Olá Ângelo qual a diferença entre contratar uma consultoria imobiliária e ir direto na agência da Caixa onde vc tem conta? Vc faz consultoria junto à CEF? Gostaria do seu contato?
    Grata.
    Adriana de Sá.
    adridesa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Adriana,

    a diferença é que nós ja conhecemos os tramites e processos que agiliza bastante o processo.

    Caso queira, pode entrar em contato comigo pelo telefone 11 8154-1306 ok.

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado esclareceu algumas duvidas.
    MAS EU ESTOU COM UM PROCESSO NA CAIXA ECOMONICA FEDERAL E ELE ESTÁ NO SIRI OU SIRIC, ONDE SERÁ FEITA A LIBERAÇÃO POR PARTE DOS GERENTES, SERÁ QUE DEMORA MUITO TEMPO ATÉ A LIBERAÇÃO DAS CHAVES? OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imprevisível.

      Depende muito do acumulo de processos.

      Excluir
  8. Muito bom ter uma ajuda como essa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. DEPOIS DA AVALIAÇÃO DO IMOVEL, QUAIS DOCUMENTOS SERÃO SOLICITADOS PELA CAIXA, DO VENDEDOR, DO IMOVEL E DO COMPRADOR? O QUE PODE ATRAPALHAR A CONCRETIZAÇÃO DA COMPRA DO IMOVEL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente os documentos são solicitados antes da Avaliação, a documentação varia de banco para banco, o ideal é pedir a lista completa para o banco ou agente que esta intermediando a negociação ok.

      Sucesso

      Excluir
  10. ptouron,

    Essa documentação é peculiar a cada negociação, depende se são casados, amasiados, tipo de renda, se é pessoa jurídica e tal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE SABER SOBRE O FINANCIAMENTO HABITACIONAL CHAVE REAL SE PODE CONFIAR OU TEM MUITAS RECLAMAÇÕES. GRATA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei lhe informar, bom fazer uma busca no google e nos órgãos competentes.

      Abraço

      Excluir
  12. Ótimo artigo Angelo... Ajudou bastante a entender o processo...
    É possível ter uma previsão do tempo demorado desde a avaliação até a liberação das chaves do imóvel???

    Grato,

    Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a estimativa é de 40 a 60 dias, mas tive processo que saiu em 15 dias e outro que saiu após 6 meses.

      Excluir
  13. Antonio,

    Da avaliação até a liberação das chaves acredito que uns 20 dias ocorrendo tudo bem.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Angelo,
    Gostaria de saber se obrigatoriamente tenho que incluir o comprovante de renda do cônjuge na documentação? Ela tem carteira assinada com um salario mínimo.

    ResponderExcluir
  15. "- Omissa no instrumento particular e suas vias na página 12 a CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA e SEUS PARÁGRAFOS, portanto inserir mediante ressalva assinada e carimbada pelo representante legal da CEF. (25ª DECLARAÇÃO DOS VENDEDORES);- Apresentar termo aditivo do contrato assinado e rubricado por todas as partes integrantes para constar o nº correto da matrícula do imóvel e sua descrição."
    Olá, adorei as suas explicações, gostaria que todos q que trabalham com essa atividade tivessem a mesma postura e honestidade que vc tem. Infelizmente não é o que ocorre. Pelo que eu entendi, no registro da escritura, houve um erro do banco, tenho que me deslocar de um estado para outro para assinar quaisquer documentos que se faça necessário. É correto eu pedir para o Banco arcar com as despesas, pela minha locomoção? Tenho o direito de esbravejar (para não falar outra coisa)? Como devo proceder!!!. Obrigada, um abraço!!

    # O que significa esses dizeres (cartório) acima??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom seria entrar em um acordo com o banco, mas se tiver um corretor lhe assessorando ele poderá lhe ajudar.

      Abraço.

      Excluir
  16. Antonio

    Não libere a chave antes de cair o dinheiro em sua conta, pois fiz isso por dó, e me dei muito mal,isso foi em fevereiro e até agora (10/2010), não saiu o dinheiro, está cheio de trambiqueiro a solta! Se fazem de anjos e depois viram um demônio.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom se resguardar e ter o bom senso na negociação.

      Excluir
  17. Marcus Vinicius29/11/2010, 22:21

    boa noite, sou construtor, faco casa que sao financiadas pela minha casa minha vida, gostaria de saber pq da domora na finalizacao do processo, em media demorando 4 meses?

    Moro em goias, e estou com dificuldade em consultoria aqui. grato aguardo respostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a burocracia do serviço público, é o grande entrave para nossas negociações no Brasil todo.

      O CRECI e COFECI estão lutando para desburocratização deste processo, vamos esperar para ver o que acontece.

      Sucesso.

      Excluir
  18. Muito esclarecedor. Agora fiquei com uma dúvida na situação que estou vivendo. Entreguei o contrato de promessa de compra e venda na Caixa, nele está descrito todos os valores. Meu processo está na fase de análise jurídica. Nesse meio tempo a construtora me passou uma atualização no saldo devedor. Vou ter que pagar a diferença fora do financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom questionar isso junto a construtora, mas a priori quando o financiamento é feito junto a algum banco o valor a ser pago fora do financiamento é somente da entrada, exceto se for acordado junto a construtora de forma diferente.

      Grato

      Excluir
  19. estou perdendo meu imovel, pois tinha a intençao de dá-lo como entrada em um financiamento, mas devido a falta de ética do profissional que contratei, o financiamento não saio e agora parece que não tenho como voltar com a venda do meu imovel, é uma pena, algumas pessoas se aproveitarem de outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente no mercado há profissionais de várias "espécies", é sempre bom levantar o histórico do profissional antes de contratá-lo.

      Grato

      Excluir
  20. Olá Angelo, minha documentação está no CEOP (Acredito que seja um setor de analise), eles me pediram uma DECORE para comprovar a renda apresentada através do IR (Isento). Acabei de enviar essa documentação, quanto tempo vc acha que demora para concretizar o processo e que eu possa fazer o depósito dos valores referentes à escritura (Minha conta já foi aberta) na conta?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imprevisível, depende da demanda de processos na época.

      Excluir
  21. Como posso ver o andamento de aprovação do inanciamento de um imóvel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente ligando para seu Corretor ou para o Gerente responsável pelo financiamento.

      Excluir
  22. jucélia Oliveira

    Boa tarde!! Gostaria de saber quando se começa a pagar a primeira prestação de um financiamento? No ato da assinatura do contrato ou quando o dinheiro é debitado na conto do vendedor?

    Grata!! Aguardo resposta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do banco e da negociação que for realizada, tem bancos que dão carência de até 6 meses para pagar a primeira parcela.

      Grato

      Excluir
  23. Parabéns pelo seu blog, assim como outras pessoas, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  24. MEUS DOCUMENTOS ESTÃO NA CAIXA JA TEM 2 MESES, FINANCIAMENTO SBPE, O ENGENHEIRO JA FOI ATE OLHAR O IMOVEL, PEDIRAM OS DECORES NOVAMENTE E CERTIDÕES PQ JA VENCERAM, ESTAO ENROLANDO D+. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tem processo que da nos nervos mesmo, mas SBPE costuma ser bem mais rápido. Tomara que ja tenha resolvido.

      Abraço.

      Excluir
  25. São de caras que como você que o Brasil precisa para mudar um pouco!
    Um consultoria desta e de graça???

    Você é um bom homem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Emerson, precisar de algo estamos por aqui.

      Abraço.

      Excluir
  26. Boa tarde!
    gostaria de saber quanto tempo demora para concluir a compra do apartamento, e quanto tempo demora quando o imóvel passa de imovel na planta a imovel pronto. Entregamos os documentos 31 de março, e estamos em 28/06 e nada. falaram que o banco está pedindo oficio de onus, essas coisas, fora que falaram que possivelmente essa semana que está passando ia ser para assinar o contrato.E agora estão passando mais a frente.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imóvel na planta é complicado quando se trata de tempo de entrega, depende muito de condições climáticas, documentais etc.

      O melhor é estar sempre antenado, visitando o empreendimento e cobrando o cumprimento do combinado.

      Excluir
  27. Oi Angelo!
    Quer dizer que a Caixa só libera os recursos para o vendedor após registro da escritura no RGI? Mas o RGI leva um tempo pra fazer isso, não?

    Mto obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alyne,

      Sim a liberação, ocorre em até 72 horas pós apresentação da escritura registrada.

      O tempo para registro depende muito da demanda do cartório, aqui em Itapevi esta entre 10 e 15 dias.

      Sucesso.

      Excluir
  28. Paguei o ITBI no dia 01/06 ,são 3 dias utéis para sair a CND... acontece que está no cartório até hoje...já passou 30 dias. Hoje descobri o que aconteceu a imobiliária só deu entrada no cartório dia 20/06... eu estou sem ter onde morar...pois já entreguei meu imóvel alugado dia 30/06 e já paguei a 1º prestação na caixa. Tem como eu pedir uma reparação na imobiliária por danos causados? Não sei o que faço!Agradeço Angelo se puder me orientar! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante questionar os motivos da entrada no CRI ter sido somente vinte dias depois da assinatura para então tomar as providencias. Normalmente se da a entrada logo após o recolhimento do ITBI.

      Sucesso!

      Excluir
  29. Boa tarde Angelo,eu gostaria de saber como sei que a Corretora de imóvel deu entrada para meu financeamento?que tipo de documento ela tem que me passar ?O contrato foi assinado dia 05/julho/2012.Paguei R$ 5.000,00 a ela já para os serviços de corretagem.
    Ela me deu um contrato de 3 vias para assinar referente a compra do imovel Sendo pago da seguinte forma: sinal de entrada aos vendedores no valor de 3.000,00 (tres mil reais), depositado no Banco do Brasil, , R$ 5.000,00 (cinco mil reais), mediante assinatura do contrato junto a CEF, e o valor de 84.000,00 (oitenta e quatro mil Reais), na liberação do financiamento, e valor repassado a sra. consultora imobiliária, de 5.000,00 (cinco mil Reais), a titulo de parte de honorários de corretagem, uma vez que por direito por serviços de intermediação imobiliária deste contrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se sua corretora deu entrada no financiamento semente pedindo a ela o telefone do Correspondente Bancário, se eles mesmos forem os correspondentes peça o telefone do gerente do banco onde foi requerido o financiamento.

      Tenha um dia Fantástico!

      Excluir
    2. Muito obrigada!
      Tenha um fantástico dia tb...

      Excluir
  30. Boa tarde, estou pagando as mensalidades a construtora MRV ,desde 05/01/2011,só que queria cancelar o contrato com a MRV ,sendo que ainda não assinei contrato com a caixa.Queria saber se cancelando quantos % teria de volta?,Pois me falaram se eles não venderem esse apartamento para outro até o prazo 120 dias, não ganharia nada e perderia tudo. Isso é certo? Não é uma clausula abusiva? Deram-me também a opção de cessão de direitos, para eu tentar transferir para outra pessoa,mais se eu fizesse Tb perderia porque eles cobram que pague a taxa de cessão de direitos, que será 5% sobre o valor do contrato.Esse valor na época era R$ 88.221,00.Quero saber também se eu fazer a transferência para outra pessoa se esse 5 % é encima do valor que estava o imóvel ?Ou do valor que está agora R$ 92.667,73?
    Valor da venda R$ 88.221,00
    • TOTAL PAGO: R$ 6.594,76
    • SALDO DEVEDOR: R$ 92.667,63
    Saldo Atrasado: R$ 0,00
    Saldo a Vencer: R$ 92.667,63

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito complicado essas construtoras, se deixar eles te levam tudo.

      Seguinte, não tem conversa com eles, aconselho que procure e um advogado para analisar seu contrato e verificar o que de fato terá que ser feito, os contratos são diferentes uns dos outros e normalmente existem clausulas abusivas sim e para que você possa fazer valer seus direitos é indispensável um bom advogado ou no minimo um bom atendimento em um estabelecimento do PROCON.

      Sucesso!

      Responder

      Excluir
  31. Ângelo

    Boa tarde!!!

    Estou no seguro desemprego, a 4/5 parcela sai ainda esta semana, estou aguardando um financiamento junto a caixa, o contrato de compra e venda foi assinado desde 14/06/2012. Estou torcendo para não conseguir o financiamento, a vaga é presa, a vendedora informou que o vizinho era tranquilo, funciona com troca de chaves, acontece que depois de uma conversa com o mesmo, tenho certeza que o meu direito de ir e vir será cerceado. Estou muito triste. Tentei um distrato, o Gerente da Imobiliária não me ajudou em nada, teria um prejuízo de 24mil reais, nessa brincadeira toda tem 55mil envolvidos sendo nove mil da corretora, 46 mil de entrada + 55 mil assinatura na caixa e 35 mil de financiamento, estou desesperada, tomando remédios para dormir. LUTEI 24 anos para comprar um imóvel e agora estou com esta situação. PEÇA A DEUS POR MIM.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Situação complicada, mas alegando desemprego o processo pode ser sim interrompido, não é um distrato voluntário e sim por forças maiores. Um advogado competente na matéria pode lhe auxiliar neste processo.

      Deus te Abençoe!

      Excluir
  32. Muito complicado essas construtoras, se deixar eles te levam tudo.

    Seguinte, não tem conversa com eles, aconselho que procure e um advogado para analisar seu contrato e verificar o que de fato terá que ser feito, os contratos são diferentes uns dos outros e normalmente existem clausulas abusivas sim e para que você possa fazer valer seus direitos é indispensável um bom advogado ou no minimo um bom atendimento em um estabelecimento do PROCON.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber quanto tempo leva para o especialista ir ao local do imóvel para fazer a análise jurídica do financiamento ?tipo se depender da demanda ,gostaria de saber se tem limite de tempo, mesmo se tiver muita demanda eles tem um prazo ,para que não vença as documentações? E quanto tempo demora para liberar Assinatura e Registro do Contrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o avaliador visita o imóvel até 5 dias após o pagamento da taxa que alguns bancos ainda cobram.

      Não há tempo limite, se vencer a validade das certidões serão pedidas outras mais recentes.

      O tempo de registro depende do cartório onde for dado entrada, mas normalmente 15 dias se não houver nenhuma exigência extra do tabelião.

      Sucesso!

      Excluir
    2. Boa tarde Angelo, tudo bem? Estou comprando um imóvel usado diretamente na agencia da caixa. Gostaria de saber quanto tempo leva pra aprovar o crédito do financiamento e liberar as chaves. Entreguei os documentos faz uma semana e o imóvel já foi vistoriado. Imóvel usado é liberado mais rápido que um novo?
      Meu e-mail é vsouzapontes@bol.com.br
      Desde já agradeço.

      Excluir
    3. Compra direto com a CAIXA de imóveis adjudicados "vazios" costuma ser mais rápido a entrega das chaves. Mas não á tempo limite ok.

      Tenha um dia Fantástico!

      Excluir
  34. Boa tarde!

    Coloquei meu apartamento a venda e por mpa vontade de uma imobiliária no meu processo estou desde Janeiro aguardando. Tirei meu apartamento da imobiliária e organizamos as documentações (compradora e eu). A compradora foi chamada a CEF e financiamento aprovado, mas de qualquer forma ainda está demorado a chamada para assinatura do contato. Você acha que contratando um despachante é provável que isso antecipe? Muito obrigada e aproveitando a oportunidade quero parabenizá-lo pelo Blog. EXCELENTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubiana, se a aproximação entre você e a compradora foi feita pela imobiliária aconselho terminar o processo com eles pois mesmo você e a compradora finalizando a transação a imobiliária poderá requerer os honorários independente do tempo que passou após você ter tirado o imóvel de la ok.

      No Caso, um despachante não conseguirá te ajudar pois o processo ja esta na CAIXA, só resta agora "ficar no pé" deles cobrando a finalização.

      Grande Abraço!

      Excluir
  35. Excelente site Angelo!
    Por gentileza, poderia me ajudar com sua informação?
    Num financiamento imobiliário pela CEF, após a visita do engenheiro ao imóvel para vistoria, quais são os próximos passos e quanto tempo leva em média cada etapa?
    Outra dúvida, existe risco do cartório de imóvel emitir a documentação em nome do comprador e o mesmo não devolver a documentação para a CEF para liberação de pagto? Ou seja, o vendedor teria tudo em seu nome e o comprador ficar sem o $?
    Att
    Joao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - A vistoria é no início do processo, quanto ao tempo até o registro da escritura depende muito do Correspondente Bancário e da demanda da CAIXA.

      2 - Quanto a questão do cartório, fica tranquilo...é seguro, o proprietário só libera as chaves quando o valor estiver na conta.

      Grande Abraço!

      Excluir
  36. Olá angelo ,gostaria de saber opós eu Pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).A taxa de Registro de imovel é eu que tenho que pagar ou o corretor?Qual é o valor de Registro de um imovel no valor de 105 mil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O recurso para pagamento do ITBI é de responsabilidade do comprador sim, agora normalmente quem vai a prefeitura recolher a guia e pagar é o Corretor ou o Correspondente Bancário ok.

      Quanto ao valor do registro você obtém ligando no cartório que for dar entrada pois os valores são diferentes de um local para outro, se há financiamento, se vai usar FGTS, se tem ou não entrada, isso tudo faz diferença na contabilização dos valores a serem pagos ok.

      Grande Abraço.

      Excluir
  37. Angelo, boa noite.
    Parabéns pelo blog e dedicação, meu processo foi dado entrada pelo correspondente caixa em 10/05/12 todos os docs ok inclusive vistoria do técnico aprovada mas ainda não fui assinar o contrato na caixa, fui informado que o processo esta aguardando liberação do setor da caixa chamado CIOP pois estarei utilizando o FGTS como entrada. Isso costuma demorar tanto tempo assim?

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente cada negociação tem um processo personalizado e dependendo da demanda e pessoas que estão no processo pode demorar sim.

      Grato

      Excluir
  38. Olá, tenho uma dúvida e não sei para quem perguntar, ainda bem que te achei rs
    Eu e meu marido compramos um apto pela caixa, já pagamos a primeira prestação no dia 26/07. Mas no imóvel mora um casal que estão esperando a liberação de um apto que eles compraram. Enfim, gostaria de saber quanto tempo ele podem ficar no imóvel, e se esse tempo começa a contar a partir do momento da assinatura do contrato na caixa ou a partir do momento em que eles recebem o valor do financiamento? E qual é a média para a caixa repassar o financiamento para eles? Pois eles alegam que ainda não receberam, e a gerente da caixa saiu de férias e a pessoa que ficou no lugar disse que não tem como informar. Já se passaram 30 dias da aprovação do financiamento e como disse , a 1º parcela já foi paga. Obrigada e adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny,

      Pode se estipular que a pessoa entregue o imóvel assim que receba o valor em sua conta sob pena de pagamento de aluguel referente a diferença de dias que ficarem após o recebimento do valor da instituição bancária.

      O banco tem obrigação de lhe informar quanto ao pagamento ao vendedor do imóvel para que você possa tomar as providencias.

      Grato.

      Excluir
  39. Olá Angelo,
    O comprador do meu imovel está fazendo o pagto de uma parte do valor (50%) atraves de um financiamento com a Caixa.
    O banco já aprovou o financiamento mas ainda não assinamos o contrato com a Caixa. Qto tempo demora, em média, da aprovação do financiamento até a assinatura?
    Minha outra duvida é, se nessa fase do processo, ainda pode haver algum tipo de impedimento para a Caixa não liberar o valor (pois a CND do nosso imovel ainda não foi averbada).
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao tempo de aprovação do financiamento não há resposta concreta, dependerá muito do banco e da demanda de processos no ato do financiamento.

      Quanto a averbação pode ser impeditivo sim.

      Grato.

      Excluir
  40. Bom dia, me tira uma dúvida por favor, estava com uma restrição no Serasa, dei entrada no banco do brasil mesmo assim porque dois dias antes eu ja havia pago a dívida, o meu crédito foi negado no mesmo dia que meu nome saiu do serasa, a gerente informou que ieria mandar para reavalição ja que meu nome não constava mais no serasa, quais são as minhas chances de conseguir no banco do brasil, e se não consguir lá, tenho chances de conseguir em outro banco , o meu score é de 630 e de meu marido é de 885, muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem chance sim, acontece muito disso quando damos entrada nos processos as vezes aparecem restrições até que o comprador não tinha conhecimento, eles pagam os valores, retiram a restrição e dão andamento no financiamento normalmente.

      Grato

      Excluir
  41. OLA ANGELO, ESTOU COMPRANDO UM IMÓVEL EM CAÇAPAVA-SP, JA FOI FEITA A ANALISE DE CREDITO, VISTORIA DO IMÓVEL E ENTREGUE TODA A DOCUMENTAÇÃO DOS VENDEDORES E MATRICULA ORIGINAL DO IMÓVEL, A GERENTE DA CEF DISSE SEXTA DIA 10/08/2012 QUE MEUS DOCUMENTOS AGORA ESTAVAM NO COMITÊ PARA ANALISE. GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DURA ESSA ANALISE. COMO ESTOU FAZENDO TUDO DIRETAMENTE SEM CORRETOR, EM RELAÇÃO AO ITBI, COMO DEVO AGIR, TENHO QUE IR PESSOALMENTE NA PREFEITURA E PAGAR DIRETAMENTE LÁ, E REGISTRAR EM CARTÓRIO TEM QUE SER NO DE CAÇAPAVA OU PODE SER AQUI DE SÃO PAULO.

    AGRADEÇO A AJUDA
    SIMONE

    ResponderExcluir
  42. OLA ANGELO, PRIMEIRAMENTE QUERO TE PARABENIZAR POR ESSA ATITUDE DE AJUDAR NÓS QUE SOMOS LEIGOS NO ASSUNTO.
    ESTOU COMPRANDO UM IMÓVEL EM CAÇAPAVA-SP, ESTOU FAZENDO TUDO DIRETAMENTE COM A CEF, JÁ FOI APROVADO O CREDITO E O IMÓVEL, LEVEI TODOS OS DOCUMENTOS DOS VENDEDORES ATÉ A MATRICULA ORIGINAL ATUALIZADA, A GERENTE DISSE QUE MEUS DOCUMENTOS DESDE 10/08/2012 FORAM PARA O COMITÊ. GOSTARIA DE SABER O QUE E FEITO LÁ E QUANTO TEMPO LEVA PRA LIBERAÇÃO.
    OUTRA DUVIDA QUE TENHO É EM RELAÇÃO AO ITBI, COMO ESTOU FAZENDO TUDO SOZINHA, COMO DEVO PROSSEGUIR? TENHO QUE IR NA PREFEITURA DE CAÇAPAVA E MARCAR HORÁRIO PRA PAGAR, PAGO LA DIRETAMENTE? E REGISTRAR EM CARTÓRIO, TEM QUE SER NO CARTÓRIO DE CAÇAPAVA, OU PODE SER EM QUALQUER UM?

    DESDE JÁ AGRADEÇO
    SIMONE

    ResponderExcluir
  43. Ola Angelo, tenho uma renda Bruta de 1500 e minha conjuge de 1100, só que ela tem emprestimo de 322,00 que finaliza em 3 parcelas, será que eu consigo financiar 95 mil dando os 10% de entrada?
    o calculo é feito pela renda bruta né e não pelo salario da carteira.

    no aguardo e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o cálculo é sobre a renda Bruta, vc mesmo pode fazer a simulação pelo site da CAIXA: http://www8.caixa.gov.br/siopiinternet/simulaOperacaoInternet.do?method=inicializarCasoUso

      Excluir
  44. Ola angelO tenho um processo na caixa ja fazem 5 meses eu e o comprador estamos loucos da vida ... a ultima informação que tivemos que os documentos estão em SP será que pode demorar muito para ser concluido? pois o nossa corretor é um lerdo e não sabe dar informação grata! ^^

    ResponderExcluir
  45. Olá angelo tenho um processo na caixa e ja fazem 5 meses .. eu e o comprados estamos loucos da vida ... a ultima informação que tivemos foi que o processo ja esta em SP para analise mas o corretor que temos é um lerdo e não sabe passar nem uma informação ... gostaria de saber depois que o processo vai para SP demorar mais ou menos quanto tempo pra liberação do valor da casa?
    se puder me ajudar agradeçO Obriigado ...

    ResponderExcluir
  46. OLA, gostaria de saber se a caixa faz a avaliação de financiamento antes ou depois do engenheiro vistoriar a casa?
    e se emprestimo prejudicam á avaliação desse financiamento?

    ResponderExcluir
  47. Olá Angelo,estou em um processo para a compra de um imóvel, sendo que já foi entregue toda a documentação , o correspondente caixa já ligou informando que foi aprovado a análise de crédito e já assinamos o contrato particular de promessa de compra e venda do imóvel.Sendo que temos que dar agora um valor como despesas de corretagem.A minha pregunta é: Eles só enviarão a documentação para a caixa após eu pagar esse valor de despesas?E esse valor já está incluso as taxas de documentação como TBI e despesas de cartório?
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que os valores correspondentes dizem respeito a despesas do financiamento, ITBI, Escritura, taxas bancária e não de corretagem pois normalmente quem paga os honorários ao corretor é o vendedor e não o comprador, salvo se vocês tiverem convencionado isso ok.

      Peça a discriminação de tudo que for pago, valor por valor ok.

      Sucesso.

      Excluir
  48. Boa noite Angelo, parabens pelo blog.
    Lendo o passo a passo para o financiamento, vc fala no segundo passo para fazer a analize de credito e preencher os formularios do banco antes de escolher o imovel.
    Mas hoje fui a caixa verificar, e a funcionaria responsavel me informou q nao posso iniciar analise de credito e preenchimento de nada antes de ter os dados do imovel.
    O que ela falou q poderia fazer era verificar se eu tinha alguma restricao e fazer a simulacao do site da caixa.
    Mas pelo que entendo isso nao tem nenhum valor, no momento do financiamento mesmo corro o risco de nao ser aprovado.
    O que devo fazer para adiantar essa pre aprovacao?
    Obrigado e patabens novamente.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia, vc me ajudou bastante com suas dicas. Já faz um mais de um mês que o engenheiro avaliou a casa e até agora nada de assinar o contrato. estou em duvida se vai dar certo ou não. O financiamento é pela caixa.
    Desde já agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  50. Joao Gabriel18/09/2012, 17:39

    Olá Angelo,
    Tenho a documentação toda pronta, carta de crédito aprovada, etc. porém a matricula do imovel consta hipoteca pelo Itau (estou fazendo financiamento com a Caixa). Foi feito a quitação da hipoteca e a construtora já possui um Termo de Quitação, porém a Correspondente da Caixa está exigindo que seja entregue a certidão de matricula com a baixa da hipoteca (esse processo no cartorio pode demorar de 15 a 30 dias). É correto isso ou posso dar continuidade no processo sem a baixa na Matricula (somente com o Termo de quitação) e depois antes da conclusão apresentar a mesma já com a baixa? Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  51. BOM DIA AGNELO,EU E O MEU CONJUGE TEMOS UMA RENDA DE 2.310 JUNTOS MEU CONJUGE TEM UM FINANCIAMENTO DE UM CARRO NO VALOR DE 610 SERA QUE EU CONSIGO APROVACAO NA CAIXA SE UM IMOVEL DE 97 MIL REAIS,OBRIGADA

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Angelo
    Já demos entrada em toda a documentação, o agente responsável disse que já foi feito todo o processo de engenharia civil e que esta tudo certo, estou com minha conta negativa em outro banco (nenhum valor expressivo)isso atrapalha? se não você sabe me dizer quanto tempo mais ou menos demora pra ser chamado pra 1ª entrevista onde se abre a conta e tudo mais?
    fico no aguardo
    abraços

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Angelo! Tenho um processo na caixa, onde o pré contrato foi assinado em 26/06/2012. Conforme informações da gerente da imobiliária, já foi aprovado o crédito dos compradores e o fundo de garantia também.
    Só o fundo de garantia já está liberado desde o final de agosto. Fomos (meu marido e eu) até a caixa e nos disseram que as informações só podem ser passadas para a gerente da imobiliária. É possível que a demanda na elaboração da escritura seja tão demorada assim?

    ResponderExcluir
  54. Olá tudo bem. Estamos financiando uma casa, e estamos no processo de avaliação, gostaria de saber se isso significa que nossa renda já foi aprovada? por que pra mim não ficou claro em que fase isso ocorre.. Deu a entender apenas que só sai o financiamento quando as documentações da casa estão ok...

    Ahh faltou você avisar do dia da entrevista, e da conta que a gente que a gente tem que abrir com um valor de 5% do imóvel.
    agradeço a atenção e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde Angelo muito bom o seu blog gostei muito , tenho uma pergunta a vc estou vendendo uma casa e o comprador irá financiar esta compra , estou com um problema porque a firma que avaliou o imóvel esta falando que a m2 da matricula está diferente da do iptu e que isso irá dar prblemas ná hora do jurídico do banco verificar os documento, o que posso fazer para corrigir isso? obs: não alterei nenhuma coisa depois de ter comprado ele e acredito que seu dono anterior tenha regularizado ele.

    ResponderExcluir
  56. boa noite, Angelo.
    estou preocupado,vendi minha casa usada em setembro 2012,o comprador deu entrada e o resto financiado pela caixa.
    o engenheiro ja aprovou dia 3 de outubro e até agora nada de assinar com caixa, o correspondente disse que o prazo para liberação e de 90 dias. tem como eu mesmo verificar isso ? não é muito tempo para liberar, sendo que o imovel é usado ?
    desde já agradeço
    bezerra.

    ResponderExcluir
  57. Boa noite!
    Estou comprando uma casa direto com um correspondente da caixa, numa imobiliária e combinamos uma entrada de 5 mil, porém a caixa aprovou 10 mil a menos. Sendo assim, daremos 15 mil de entrada. No nosso contrato consta a entrada de 5 mil, mas com a seguinte ressalva:
    Com relação ao FINANCIAMENTO, caso os valores liberados
    sejam inferiores aos estabelecidos na alínea “a” da Cláusula 4ª (Quarta), o Comprador se compromete a complementar a diferença, com recursos próprios, no ato da assinatura do “Instrumento Particular com força de Escritura Pública” junto ao agente financeiro.
    Posso depositar a quantia tranquila sem alterar o contrato?
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  58. boa tarde,angelo estou com uma duvida,estou finalizando um financiamento, o vendedor deve me entregar as chaves no dia da entrega dos documentos quando vem do cartorio?obrigado

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde!Angelo,eu e meu marido e uma outra pessoa unimos renda para financiamento de casa pela CEF.Agora desejamos desistir do financiamento e deixar somente uma pessoa, isso é possível e quais os passos devo seguir??

    ResponderExcluir
  60. Estou comprando um imovel e o engenheiro da caixa fará a vistoria no local ainda esta semana. Isso significa que a minha documentação para o financiamento foi aprovada? Ou so saberei se a documentação para financiamento foi aprovada ou nao após a vistoria do imóvel?

    ResponderExcluir
  61. Olá Angelo! Gostei muito das informações que encontrei por aqui, mas ainda me restou uma dúvida... Estou vendo com um corretor a compra de uma casa no valor de R$ 100.000,00. Já entreguei ao corretor toda documentaçao necessária e pela simulação gerou uma entrada de R$ 16.000,00 mais ou menos. Esse valor é pago para o banco ou para o vendedor do imóvel? Aguardo a sua resposta!

    ResponderExcluir
  62. Angelo,
    Olá, li com muita atenção todas as perguntas feitas no seu blog, apesar de algumas respostas estarem muito proximas aquilo que estou procurando, peço a sua compreensão em responder a minha mesmo que seja repetitiva, mas estou tomado pela ansiedade de receber o mais rápido possivel as chaves do apartamento: Bem, comprei um apartamento por meio de uma construtora LIVING a documentação foi feita tudo por uma assessoria gostaria de saber se ainda leva muito tempo, a documentação foi entregue em 08/11. Obrigado pela atenção. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  63. Ola, gostaria de saber ao certo depois do pagamento do ITBI o banco manda um documento pra o registro no cartório que depois de assinado e dada a entrada no registro volta pro banco, qual a próxima etapa o pagamento e feito em 3 dias uteis a partir do recebimento desse papel ou só e efetuado de pois do registro definitivo que e em 30 dias?

    ResponderExcluir
  64. Olá Bom Dia

    Gostaria de saber quanto tempo demora esta análise juridica? Pois estou nesse processo..

    Obrigada

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Angelo, tudo bem?

    Uma dúvida: estamos vendendo uma casa e o comprador financiou pela Caixa. O engenheiro já avaliou, porém o jurídico da Caixa está negando o crédito a priori porque o vendedor anterior da casa tem execuções fiscais em alguns municípios - são mais de 80 processos que estão no Serasa. A casa está quitada há alguns anos e a escritura já está em nosso nome desde set/12. É certo isso? Eles solicitam que apresentemos certidão de objeto e pé de todos os processos e mesmo assim, não é certeza de que o crédito seja liberado ao comprador.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  66. Boa Noite Angelo ...

    Estou no nivel 15 do créu de ansiedade rss ..
    Deizando as brincadeiras de lado.
    Dei entrada no financiamento dia 06/12 , dia 20/12 o engenheiro fez a visita e já aprovou o imóvel ...
    Tem ideia, de quantos dias mais precisarei esperar , para assinar o contrato e recolher as taxas cartorárias e de ITBI?

    Adorei tudo aqui ...
    Beijo Grande....

    ResponderExcluir
  67. Boa Noite Angelo ...

    Estou no nivel 15 do créu de ansiedade rss ..
    Deizando as brincadeiras de lado.
    Dei entrada no financiamento dia 06/12 , dia 20/12 o engenheiro fez a visita e já aprovou o imóvel ...
    Tem ideia, de quantos dias mais precisarei esperar , para assinar o contrato e recolher as taxas cartorárias e de ITBI?

    Adorei tudo aqui ...
    Beijo Grande....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tudo correr bem mais uns 40 dias.

      Parabéns.

      Excluir
  68. Olá Angelo! Impressionante seu nível de conhecimento destes assuntos!Parabéns, adorei seu blog e principalmente seu profissionalismo. Agora, quero deixar minha pergunta, fiz uma proposta de financiamento junto a uma construtora e correspondente bancário CEF numa casa de 85mil, a entrada na papelada ocorreu em setembro de 2012. Após uns 2 meses assinei um contrato particular de compra e venda com a construtora eles alegaram está aprovado, me dando mais um prazo para enfim me entregar a casa. Estou receioso pelo seguinte fato, mudei de emprego e minha renda diminuiu um pouco, ou seja, isso pode influenciar? ou vale a avaliação feita naquela época? pelo que eu sei, a documentação do vendedor do imovel e a vistoria não foram feitas, ou seja o processo ainda não terminou. A análise de risco é feita pelo banco e é repassada a informação para o correspondente? como funciona essa análise? eles ainda pedirão meu documentos novamente? quero muito esse financiamento, mas temo que a mudança de emprego e alteração de salário possa atrapalhar, ainda que me disseram que havia sido "aprovado" mas não sei se posso confiar nessa informação, já que não assinei contrato na caixa!! pode me esclarece um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende,

      Se o banco pedir novamente sua comprovação de renda e a declaração do empregador será considerado a nova renda, se não pedir, será considerado a renda anterior mesmo. Vai depender da do tempo que vai durar o processo.

      Boa Sorte.

      Excluir
  69. Olá, eu entreguei uma documentação para uma construtora para aquisição de um apartamento, ainda não me chamaram pra entrevista, mas achei uma casa muito melhor e mais barata, onde já vou encaminhar a documentação também pra que eu não corra o risco de perder. Não terei prejuízos se caso eu desistir do apartamento neh? Apenas entreguei os xerox e assinei uma ficha da construtora que tem praticamente tudo que tem na documentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A priori, se você não assinou nenhum contrato não vejo problema algum.

      Grato

      Excluir
  70. Olá, entreguei uma documentação para a construtora de um apartamento que tinha me interessado, porém achei um empreendimento melhor, uma casa que era o que eu procurava, então gostaria de saber se por ter encaminhado essa documentação do apartamento eu não terei prejuízo na desistência da compra? Entreguei apenas o xerox da documentação e estou aguardando para a tal entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A priori, se você não assinou nenhum contrato não vejo problema algum.

      Grato

      Excluir
  71. Boa Tarde!Angelo
    Descobrir a sua página a pouco e gostei muito.Estou pretendendo adquirir um imóvel através de uma cooperativa habitacional(Kerocasa),porém existem algumas dúvidas,qual o risco que eu tenho em está adquirindo um imóvel desta forma,qual a diferença do financiamento de uma cooperativa para de um banco?Enfim,quais cuidados eu deverei tomar para não ter problemas posteriores?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida,

      Não conheço essa cooperativa, mas faça uma busca minuciosa nos órgãos de defesa do consumidor tanto da empresa quanto das pessoas que encabeçam esta cooperativa para se assegurar na negociação ok.

      Grato.

      Excluir
  72. Bom dia Angelo adorei seu blog! Estou com grande problema comprei uma casa da rodobens no qual dei 14,000 de entrada agora fui chamada para analise no banco eles me disseram que não fui aprovada pq tenho financiamento ou emprestimo ,e eu não tenho ,será que pode ser porque tenho compras parceladas no meu cartão de credito ? E se for como fica agora ? Eu perco minha casa ? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o comprador não pode comprometer mais de 30% da renda, vamos supor que você tenha uma renda de R$ 3.000,00 mas paga um carri de R$ 800,00 e paga um parcelamento de cartão de R$ 500,00, só aqui já estourou o limite, o banco sugerirá a quitação de um deses débitos para lhe conceder o empréstimo.

      Sucesso.

      Excluir
  73. Caro amigo Angelo
    bomdia poderia me dar uma ajuda?
    estou financiando um imovel valor de 320 mil
    qual os custo que terei depois de tudo aprovado pelo banco
    no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cerca de 5% a 7% do valor do imóvel tem que ser reservado para os custos com taxas bancárias, ITBI e escrituração.

      Parabéns pela compra de seu imóvel.

      Excluir
  74. ola tenho duvidas, porfavor me ajude ja escolhi a casa despois fui no cartorio com o dono e com a corretora fizemos um contrato de compra e vendas levei meus documentos na cx e a corretora tambem e agora o que acontece quando eles me chamam denovo e este dinheiro que eu tenho que por na conta corrente no banco e para a escritura da casa? mas a escritura nao e paga no cartorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente este dinheiro que tens que colocar na conta é referente a taxa de abertura de crédito, valor para avaliação do imóvel e primeira parcela do financiamento. O valor da escritura é paga no Cartório.

      Parabéns pela compra de seu imóvel.

      Excluir
  75. Olá, gostaria de tirar umas dúvidas. Estou financiando um aptª através da CEF, hoje pela manhã foi realizada a visita do engenheiro no imóvel, gostaria de saber o tempo que isso irá levar até irmos ao cartório e o tempo médio pra sair o documento após a entrega da documentação do cartório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente de 15 a 30 dias, depende da demanda de processos do cartório.

      Parabéns.

      Excluir
  76. Olá, estou fazendo um financiamento na CEF, e o imóvel teve a visita do engenheiro hoje. Quanto tempo levará para que possamos vir pagar o cartório e depois da entrega da documentação ao cartório quanto tempo demora para liberação das chaves?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente de 15 a 30 dias, depende da demanda de processos do cartório.

      Parabéns.

      Excluir
  77. Ola!Preciso de uma informaçao! Estou financiamento um apartamento novo pela Caixa Economica federal! sou informal e não trabalho com carteira assinada, fiz a simulaçao da caixa! comprovo minha renda todos os meses atraves do extrato bancario!ja enviei toda documentacao pra caixa analisar e me chamar pra assinar o contrato! queria saber se existe alguma possibilidade da caixa não aprovar meu financiamento? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possibilidade há, porém eles devem te dizer o que te impede de ter o financiamento para que você possa assim tomar as providências e conseguir comprar seu imóvel ok.

      Boa Sorte.

      Excluir
  78. Angelo boa tarde, meu crédito foi aprovado através de um despachante imobiliário, já enviei toda documentação,preenchi documentação para abrir conta na caixa e tudo mais,o engenheiro fez a vistoria do imovel ontem 04/04/13,qual o próximo passo uma vez que parece-me que o imóvel está em conformidade? Qual o risco que existe ainda do financiamento não ser liberado ou aprovado? Obrigado e parabéns pela iniciativa pois paguei um bom dinheiro para o despachante e não me ajudou praticamente em nada até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estando a documentação do imóvel e dos proprietários do imóvel ok, assim como a avaliação do técnico dentro dos conformes, não há o que temer, é só esperar os tramites bancários.

      Parabéns, logo estará com as chaves na mão.

      Excluir
  79. Bom dia, depois de ter realizado uma boa parte desse processo, ligaram pra mim da Caixa e disseram que minha analise foi indeferida. Quando perguntado o porque não souberam informar. Procurei um amigo na Caixa e ele conseguiu descobrir o motivo. Haviam 2 parcelas do Fies em aberto e as mesma foram pagas há um mês da data da avaliação. O que fazer? Aciono a justiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apresente as parcelas pagas, você tem o direito de saber o porquê do indeferimento, se não conseguir a informação o melhor é tentar por outro banco, justiça vai demorar um pouquinho, se é que me entende.

      Boa Sorte!

      Excluir
  80. Estou fazendo a compra de um apartamento sendo uma parte financiada só que tenho um problema a vendedora e separada mas o apartamento esta no nome dela, o ex aterá que assinar e se ele se recusar como ficarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do regime de casamento dos dois, mas o cartório vai pedir sim a anuência do ex.

      Boa Sorte.

      Excluir
  81. Angelo bom dia.
    Quais os pontos que o engenheiro levanta ao analisar um imovel? Pode ocorrer ex: Eu quero comprar um imovel que os vendedores pedem R$200mil. Eu gostei e posso financiar até corri atras para dar entrada. Enfim agora eles pediram os docs do vendedor para que o engenheiro va até o imovel e analise...sei que esta tudo ok, mas pode ocorrer do engenheiro opinar sobre valores por ex? Tipo este imovel esta com valor alto ou baixo? Ou quais os principais pontos que ele ira analisar nesta aprovacao? Obrigado desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A avaliação do engenheiro ou arquiteto é estrutural e mercadológica, ele verá se os ítens básicos estão instalados, como: pias, vaso sanitário, tanque, energia, água etc. Assim como fará uma avaliação mercadológica para verificar se o imóvel esta dentro do valor de negociação dos arredores (normalmente eles ligam para nós, Corretores de Imóveis para obter esta informação), sendo assim, eles emitem seu parecer e pode colocar o valor igual, acima ou abaixo ao valor da negociação sendo necessário ajustes entre as partes negociantes posterior a esta avaliação se for diferente da anteriormente estipulada.

      Normalmente o vendedor já tem mais ou menos este valor mercadolóligo em mente ao vender o imóvel e da tudo certo.

      Boa Sorte.

      Excluir
  82. E se na assinatura do contrato o vendedor não quiser assinar, acontece que o mesmo quer mais 9.100,00 por fora pra assinar, fiz um financiamento de compra e construção de terreno e ja foi sacado do meu fgts no dia 17/04/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho...ele é obrigado a fazer o que foi estabelecido no contrato de negociação do imóvel, não pode mudar a regra do jogo a torto e a direito.

      Aliás, vocês fizeram contrato?

      Grato.

      Excluir
  83. Olá Angelo. Enviei a escritura para registro no cartório de imóveis, que leva em torno de 30 dias para ficar pronta (RJ). Existe alguma possibilidade das chaves serem entregues? O imóvel esta vazio, pois a vendedora comprou e não fez dele sua moradia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa fase ja é bem provável que a liberação das chaves possa ser dada, normalmente essa informação deve constar no contrato de compra e venda, mas se não constar ou não foi feito tal contrato converse com os agentes que estão intermediando ou com o proprietário do imóvel, 30 dias da para fazer bastante coisa no imóvel.

      Parabéns!

      Excluir
  84. Bom dia, Ângelo,
    Desde já agradeço sua disponibilidade em nos ajudar nessa coisa angustiante que é a compra/venda de imóveis.
    Pois bem, por intermédio de imobiliária, estou vendendo um imóvel, ainda alienado à CEF, pois parte do seu valor foi financiado.
    O comprador interessado deve dar um bom sinal (quando assinarmos a promessa de compra e venda) e o restante utilizará recursos do FGTS e CARTA DE CRÉDITO do Banco do Brasil.
    O BB já realizou vistoria no apto, bem como já entreguei toda a documentação do imóvel.
    Entretanto, na promessa de compra e venda, ainda em negociação, constam cláusulas do tipo:
    - devolução do sinal, caso haja impedimento na liberação dos recursos pelo BB;
    - pagto integral da corretagem já no sinal;
    - entrega das chaves já na assinatura dessa promessa de compra e venda.
    Bem... minha dúvida é se essas cláusulas são de praxe na maioria dos contratos de compra/venda, ou devo me resguardar com alguma outra que desconheço?!
    Grata desde já.
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o negócio for inviabilizado terá que devolver o valor do sinal, se der tudo certo a imobiliária já tirará do valor dado como sinal o valor correspondente aos honorários combinado. Agora a entrega das chaves depende de você, você pode estipular na assinatura da promessa de compra e venda ( o que não aconselho ) ou quando o banco fizer o depósito em sua conta do valor integral.

      Grato

      Excluir
  85. RESPOSTA DE ANGELO: Se o negócio for inviabilizado terá que devolver o valor do sinal, se der tudo certo a imobiliária já tirará do valor dado como sinal o valor correspondente aos honorários combinado. Agora a entrega das chaves depende de você, você pode estipular na assinatura da promessa de compra e venda ( o que não aconselho ) ou quando o banco fizer o depósito em sua conta do valor integral.
    Grato

    Bem, Angelo, vejamos se entendi os passos:

    1) Fazemos a promessa de compra e venda com pgto do sinal;
    2) Aguardo o Banco do Brasil (onde o comprador está financiando) me chamar para assinar o contrato particular de compra e venda com financiamento;
    3) O comprador providencia o ITBI e leva o contrato p/ o Cartório de Registro;
    4) O Banco do Brasil me libera os recursos após receber uma via do contrato registrado;
    5) vou até a CEF e quito o saldo devedor (ou essa etapa ocorre antes)?! E em relação à baixa da hipoteca?! Bem, é em relação a essa quitação que tenho dúvidas, pois o comprador pode registrar no Cartório antes mesmo dessa quitação?!?!?!

    MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quitação com a CAIXA é feita pelo BB.

      A Baixa da Hipoteca e nova escritura é feita simultaneamente quando o novo contrato da BB for a registro.

      Não tem com registrar contrato alienado, por isso no contrato da BB ja estará estipulado a quitação junto a CEF.

      Abraço.

      Excluir
  86. boa noite, estou comprando um imóvel em uma imobiliaria que é correspondente da caixa, e eles me disseram que com eles está tudo certo e mandaram a documentação pra caixa. e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só resta aguardar, vai ligando para o correspondente para saber do andamento do processo.

      Parabéns pela compra de seu imóvel.

      Excluir
  87. Excelente! A exposição clara e didática de todo esse processo, demonstra que o senhor é uma pessoa honesta e competente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  88. Angelo,

    Comprei uma casa de 145.000,00 foi a provado a carta de crédito CASA PAULISTA, documentação aprovada e tudo.

    Na avaliação do engenheiro ele colocou 160.000,00, isso poderá acarretar algum problema, se positivo, quais medidas a serem adotadas.

    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nenhum problema a princípio, problema seria se o Engenheiro tivesse avaliado abaixo do valor da transação ok.

      Parabéns!

      Excluir
  89. Angelo,

    Comprei uma casa de 145.000,00 foi a provado a carta de crédito CASA PAULISTA, documentação aprovada e tudo.

    Na avaliação do engenheiro ele colocou 160.000,00, isso poderá acarretar algum problema, se positivo, quais medidas a serem adotadas.

    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nenhum problema a princípio, problema seria se o Engenheiro tivesse avaliado abaixo do valor da transação ok.

      Parabéns!

      Excluir
    2. nenhum problema a princípio, problema seria se o Engenheiro tivesse avaliado abaixo do valor da transação ok.

      Parabéns!

      Excluir
  90. Ângelo, bom dia ! Eu e minha esposa fomos numa imobiliária e recebemos uma proposta de um corretor no qual fez um simulado com a renda bruta maior que ganhamos para conseguir a aprovação de 90% e pagariamos apenas a documentação. Pergunta : se o trâmite der certo a escritura ficará em nome da imobiliária até a quitação do imóvel ?

    ResponderExcluir
  91. Boa noite,
    Contratei uma acessória para resolver a compra do meu imóvel pronto para morar, sendo que já se passaram 3 meses, a casa nova ainda não saiu e eu não assinei o financiamento com a Caixa econômica , a acessória disse que havia uma inconformidade que eu tinha que abrir uma conta na Caixa , abri a conta e agora falam que a Caixa pediu a regularização do imóvel, regular o que se o imóvel é novo? Estou tão confuso.

    ResponderExcluir