15/09/2009

Quem quer comprar um imóvel para morar e não tem todo o dinheiro deve pensar em pedir um financiamento e realizar a compra logo.


Quem quer comprar um imóvel para morar e não tem todo o dinheiro deve pensar em pedir um financiamento e realizar a compra logo. Isso é urgente para quem busca um apartamento ou casa numa região em que o preço do metro quadrado aumente num ritmo superior a 10% por ano, ou seja, acima da taxa de retorno médio da renda fixa. "O investidor que decidir aplicar o dinheiro agora para comprar à vista depois provavelmente encontrará imóveis mais caros quando conseguir juntar o valor a que se propôs", diz Sérgio Correia, economista da assessoria financeira LLA, de São Paulo. É verdade que as vendas de imóveis residenciais em várias capitais ainda estão inferiores aos níveis do ano passado, mas os preços continuam em alta -- em São Paulo, o valor médio por metro quadrado subiu de 2 998 reais para 3 249 reais nos últimos 12 meses.
O investidor que pensa em adquirir um imóvel residencial para ter uma fonte adicional de renda deve privilegiar os nichos com maior demanda. Nas grandes cidades, a procura é grande por apartamentos de um e dois dormitórios. "Nos últimos anos, o setor ficou muito concentrado em imóveis grandes. Em 2006 e 2007, foram lançados mais apartamentos de quatro dormitórios do que toda a década de 1990", diz Luiz Paulo Pompeia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio. Por isso, a tendência agora é que os preços dos apartamentos menores aumentem mais. A valorização dos imóveis certamente não é eterna, como aprenderam os americanos, mas, de acordo com os dados disponíveis, o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para avançar.
Um jeito diferente de aplicar em imóveis
Os fundos imobiliários começam a conquistar o investidor brasileiro
Investidores escaldados pela crise imobiliária ganharam nos últimos tempos uma opção que exige menos capital do que a compra de um apartamento e ainda evita percalços com inquilinos. São os fundos imobiliários -- nos quais é possível aplicar a partir de 10 000 reais. Essas aplicações funcionam como qualquer outro fundo de investimento, mas sua rentabilidade vem das aplicações feitas em diversos tipos de imóveis -- como flats, salas comerciais, shoppings e até hospitais.
Ao comprar um imóvel como aplicação, o investidor concentra os riscos de desvalorização do patrimônio em um único empreendimento. No caso dos fundos, é possível dividir os recursos em mais de um gestor ou buscar um único fundo que invista em vários imóveis diferentes. Além disso, os rendimentos são isentos de imposto de renda -- ao contrário dos ganhos obtidos por meio do aluguel.
Fonte: EXAME

2 comentários:

  1. Ótimas dicas. Realmente o financiamento de um imóvel é algo terrível mas vale a pena com certeza. Eu ainda estou a procura do meu, casa ou apartamento, uso bastante a internet pra procurar, uso um buscador de imóveis o Agente Imóvel, bem bom. Obrigada pelas dicas, gostei do blog!

    Angelina

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Angelina,

    Vou dar uma pesquisada la ok.

    ResponderExcluir